terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Verde e Rosa


Esse foi o primeiro disco de samba que meu pai me indicou e disse: toque samba meu filho, tem que tocar samba também..rs Daí, ele tocou "Cordas de Aço" com a sua voz incrivelmente linda e seu violão bem dibuiado.Angenor de Oliveira, o Cartola nasceu em 11 de outubro de 1908 no Rio de Janeiro, foi servente de obra. Para se proteger do cimento que caía sobre a sua cabeça arrumou um chapéu. Mesmo sendo um chapéu-coco, todos passaram a chamá-lo de "Cartola" e o apelido pegou. Fundador da Estação Primeira de Mangueira junto com uns amigos do morro.
Em 1956 foi encontrado lavando carros pelo jornalista Sérgio Porto, o "Stanislaw Ponte Preta". Por seu intermédio Cartola voltou ao meio artístico. Passou a freqüentar programas de rádio e a compor novos sambas.
Sua carreira tomou impulso a partir de 1974, quando gravou o primeiro de seus quatro discos solo. Falar de Cartola era falar, ou melhor, cantar, "As Rosas não falam", "O mundo é um moinho", "Acontece", "O Sol Nascerá", e tantas outras.Morreu em 30 de novembro de 1980.

 Faixas:

1. O Mundo é um Moinho
2. Minha
3. Sala de Recepção
4. Não Posso Viver Sem Ela
5. Preciso Me Encontrar
6. Peito Vazio
7. Aconteceu
8. As Rosas Não Falam
9. Sei Chorar
10. Ensaboa Mulata
11. Senhora Tentação
12. Cordas de Aço

Nenhum comentário:

Postar um comentário